Sara Santos encanta na dança

thumbnail_1FBDEEC2-A92D-4E5C-8D19-311ACAE07087

Sara Santos a menina-mulher, de sorriso fácil, talentosa e com muito para mostrar. Ficou conhecida por participar no programa da TVI Dança com as Estrelas, mas a verdade é que a sua aptidão para a dança nos deixa perplexos.

Vitoriosa e cheia de garra Sara expressa o desejo de ir mais além.

1-Quem é a Sara Santos?

SS: É uma rapariga de 25 anos que mora no Porto, é filha única, e ainda bem porque assim posso ter os mimos todos para mim (risos). A Sara é uma sonhadora, aventureira, lutadora, amo a liberdade, natureza e os animais. É uma pessoa muito focada no que faz.

2- Qual foi o teu primeiro contato com a dança?Como começou este teu interesse?

SS: Esta pergunta é um pouco difícil de responder, porque não me lembro do momento da minha vida em que pensei para mim que era isto que eu quero. Desde sempre que tenho a dança presente em mim.

thumbnail_FullSizeRender (6)

3- Quando te decidiste profissionalizar?

SS: Foi num parque de campismo, estava a assistir a um show de danças de salão. Eu nunca tinha visto ninguém a dançar danças de salão. Tinha 15 anos . E numa dessas atuações vieram-me as lágrimas aos olhos, arrepiei-me toda e pensei eu quero dançar isto. Foi mesmo uma coisa cheia de energia e tentei logo informar-me sobre essa área. Não foi fácil.

4- Quais as tuas maiores dificuldades quando começaste a fazer dança?

SS: As minhas maiores dificuldades quando comecei nas danças de salão foi encontrar par. Estive 2 anos sem par, é muito difícil arranjar homens para dança de salão, mas depois de já estar a dançar com par foi difícil para mim conseguir ter a atitude que os meus professores me pediam para ter. Era preciso passar sensações para o público através de expressões nossas, expressões faciais, é claro que a dança e feita com o corpo, mas a cara conta muito, os olhares, … e eu tinha dificuldade em me expressar, os professores diziam-me Be a Bitch, não no mau sentido mas numa forma puxar pela atitude, garra, confiança. Nesta altura talvez por não ter confiança em mim própria me custava mais, mas agora a minha expressão está muito lá em cima.

thumbnail_FullSizeRender (3)

5- O corpo na dança encena ou expressa o que a palavra não diz?

SS: Esta pergunta é muito complicada, eu acho que é um mix, principalmente quando é a coreografia passada de coreografo para bailarino. Isto é muito parecido com o que os atores fazem, porque para encenar temos que ir buscar um pouco de nós, algumas vezes tem que ser exagerado, pode ser um pouco de teatro, mas tens que estar a sentir aquilo tudo, aliás nas 5 coreografias que faço em competição, todas elas transmito energias diferentes.

thumbnail_FullSizeRender (4)

6-Achas que através do programa “Dança com as estrelas” te deu algum mediatismo?

SS: Sim, claro que o programa me trouxe mediatismo, já lá vão 2 anos e ainda hoje vou sair e as pessoas comentam tu és a menina bailarina da televisão“. No início foi muito mais intenso as pessoas andavam muito em cima e eu não gosto de lidar com o excesso disso, mas gosto do reconhecimento do trabalho, acho que é muito importante.

7- Para quem quiser aprender dança, onde te podemos encontrar?

SS: Neste momento eu estou em stand by em relação a aulas e workshops, porque cheguei à 2 meses de Itália estive a estudar durante meio ano lá fora e ainda tenho as coisas muito a mil. Atualmente estou a estagiar numa agência de comunicação, a seguir vou para um hotel, portanto só lá para Setembro é que estou a contar recomeçar com as minhas aulas e vou começar também com aulas para iniciantes e com workshops, apesar destes estou a pensar começar já nas férias de verão. As turmas é que serão para Setembro, já tenho várias pessoas à espera mas para já ainda não dá.

8-Com quem gostarias de fazer par?

SS: A nível de competição eu já tenho o par que sempre quis, é o Mário, não mudaria de par por nada, espero continuar a dançar com ele até ser bem velhinha ou até onde der pelo menos. Mas se fosse por exemplo num programa de televisão ou algo do género, eu não tenho nenhuma pessoa assim especifica, mas gostava muito que fosse alguém muito divertido, genuíno, que gostasse muito de dançar ou que pelo menos tivesse curiosidade para tal, eu tive muita sorte de dançar com o Raminhos porque ele combina mesmo muito comigo, ele é super divertido é incrível.

9- Qual a experiência da dança que mais te marcou?

SS: Sem dúvida nenhuma foi o programa Dança com as Estrelas. Eu já tive muitas experiências aqui em Portugal e lá fora, já fui dançar à Disneyland Paris, já dancei em diversos sítios mas sinto que uma parte de mim já está realizada com o Dança com as Estrelas. Eu gosto muito de coreografar, sou uma pessoa muito criativa e gosto de mandar tudo cá para fora, gosto de inventar uma história, gosto poder escolher os elementos e roupas que vão usar, e o programa deu-me a oportunidade de usufruir disso, a produção foi sempre espetacular. E já não para não falar do meu par António Raminhos, sem ele não teria sido de todo a mesma coisa. Atá agora esta foi a melhor experiência.

thumbnail_05F93AC0-A0E6-485C-8B50-8CDF02501972

10-Qual é o maior problema que os profissionais de dança encontram em Portugal?

SS: É decididamente a falta de trabalho. Nas artes é sempre mais complicado, não é só com os bailarinos, mas com os atores entre outros. Mas o que me chateia imenso é quando não dão o devido valor aos bailarinos e ao trabalho que fazem, inclusive o valor que deve ser pago a um bailarino, as pessoas acham que é por dançar 5 minutos que deve valer menos, esquecem-se que existe todo um trabalho por trás, treinos, aulas, sapatos, vestidos, tudo custa muito e as pessoas esquecem-se do valor que o espetáculo da dança deve ter.

11-Que conselho darias a quem quiser seguir esta carreira?

SS: Eu sou um bocado suspeita em relação a isso, embora a dança seja a minha paixão eu não me vejo só a fazer da dança profissão, é difícil ter uma vida estável sendo bailarina. Mas se alguém escolher a área da dança é porque realmente gosta, aconselho que lute muito, nunca deixe de acreditar, que faça trinta por uma linha para conseguir o que quer, mas sem pisar os outros. Eu acredito plenamente que as boas energias atraem boas energias.

thumbnail_FullSizeRender (1)

12- É a dança que te faz estar sempre com esse sorriso?

SS: Por acaso eu não me dou conta que passo a vida a rir, mas toda a gente me fala nisso, mas eu não dou mesmo conta. Mas há uma coisa que tenho a certeza, pode não ser só a dança que me faz este sorriso, mas se não fosse a dança provavelmente eu iria sorrir muito menos.

13- És uma mulher ainda nova, que objetivos tens para ti?  O que te vês a fazer daqui a 20 anos?

SS: Na dança eu quero dar o máximo, quero chegar até onde eu puder e divertir-me muito com isso. Em relação a comunicação, relações publicas e eventos que é a minha área eu gostava muito de chegar ao mais longe possível. Quero dar o meu máximo e quero dar o melhor de mim. Eu não gosto de fazer planos, acho que as melhores coisas vêm sem nós pensarmos, e eu estou à espera dos meus momentos bons, porque eu sei que vão aparecer. Já tenho muitos mas sei que vão aparecer mais.

thumbnail_FullSizeRender (2)

Para contatar a Sara para trabalhos:

sarasantos143@hotmail.com

Instagram : sarasantos143

https://www.facebook.com/sarasantosdancer/

“O MELHOR ESTÁ PARA VIR, AS COISAS ACONTECEM QUANDO MENOS ESPERAMOS! “- Sara Santos

A Shine Bright agradece à Sara a sua disponibilidade, esperamos te ver brevemente na televisão a mostrar o que de melhor sabes fazer. Continua com esse teu lindo sorriso.

Nota: as respostas são autênticas, dadas pela própria.

#shinebright #sarasantos #dança #bailarina #girlpower #sorriso #musica #tvi #dancacomestrelas

1 comentário Adicione o seu

  1. Gabriel Silva disse:

    Parabéns e mtas felicidades és uma lutadora beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

